quinta-feira, 8 de março de 2012

FILOSOFIA - 2ª SÉRIE (ENSINO MÉDIO)


Colégio Estadual Norberto Fernandes
Filosofia – Profª.: Wânia Pinho
Alunos: __________________________________  Data: ___/___/_____

As três peneiras  (Sócrates)

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - O que você vai me contar já passou pelas três peneiras? - Três peneiras? - Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

Atividades: 1º momento: Ler atentamente o texto.    2º momento: Vamos Pensar...       3º momento: Vamos agir.

(individual)
1) Quem é Sócrates e o que ele quis ensinar com esse texto?
2) Qual o sentido das "peneiras", na leitura?
3) As pessoas que conhecemos, costumam ter esse comportamento? Quando ficam sabendo de algum fato, logo querem ser os primeiros a contar? Você já procedeu assim alguma vez? Conhece alguém que age ou agiu desta maneira?
4) Em caso afirmativo houve conseqüências? Enumere-as.
5) Um fato merece ser contado quando...
6) Como posso avaliar se o que vou falar é verdadeiro, bom e necessário?
7) É fácil ou difícil tomar conhecimento de alguma história, guardar segredo ou simplesmente esquecer que ouviu, sem maiores comentários.
8) Você já foi atingido por um mal entendido assim? Em caso positivo, como se sentiu? Gostaria que algum amigo (a) passasse por uma situação constrangedora por conta de uma "fofoca", assim?
9) É sempre bom ter em mente a seguinte máxima: "Fazer aos outros, somente aquilo que queremos que façam a nós". Como você pode interpretar essa máxima?

Pensando e desenvolvendo a criatividade... (em dupla)

a) Construir um trabalho interpretativo sobre o que mais lhe chamou a atenção no texto: através de um desenho, de um texto, de recorte e colagem, em forma de poesia, ou outra forma na qual melhor conseguir se expressar;
b) Fazer um comentário em mais ou menos quinze linhas sobre as questões que envolvem... Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto.

Parte Prática (em grupo)

Que sugestões podemos deixar, neste início de ano letivo, para todas as turmas do nosso Colégio, com o objetivo de contribuir para a eficácia do texto - "As três peneiras" de Sócrates - que acabamos de ler?

3 comentários:

  1. 1) como sabemos Sócrates foi um grande filósofo da Grécia antigo nascendo em antenas, teve como discípulo Platão . outro grande pensador da época no texto das "três peneiras" ele quis ensinar sobre a necessidade de repensar sobre certas ações, nunca mentir. Passar para outras pessoas o conhecimento adquirido, Esperou ter ajudado.

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  2. 1) como sabemos Sócrates foi um grande filósofo da Grécia antigo nascendo em antenas, teve como discípulo Platão . outro grande pensador da época no texto das "três peneiras" ele quis ensinar sobre a necessidade de repensar sobre certas ações, nunca mentir. Passar para outras pessoas o conhecimento adquirido, Esperou ter ajudado.

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